
Giuseppe Di Stefano nasceu no dia 24 de julho de 1921 em Sicília, Itália. Considerado um dos melhores cantores do gênero (tenor de Ópera) entre as décadas de 40 e 90, foi apelidado de "Voz de Ouro" e gravou grandes músicas ao lado da também cantora, Maria Callas. Filho de sapateiro e costureira, passou sua infância num seminário jesuíta, até ser chamado para servir no exército italiano. Enquanto isso, teve aulas com o tenor Hugues Cuénod e retornando da Guerra, estreou em 1946 no Teatro alla Scala. Após magnífica apresentação, foi contratado pelo Metropolitan Opera em Nova York, onde estreou em 1948 como o Duque de Mantua em Verdi's Rigoletto. O sucesso foi tanto, que na década de 50 recebeu o Gold Orfeo, prêmio similar ao Oscar e apresentou-se em São Paulo na Ópera de Verdi, La Traviata.

Apesar da mudança em sua voz no final da década de 50, Giuseppe foi escolhido pelo diretor da EMI a gravar as óperas mais populares da Itália, ao lado de Maria Callas. Dessa união, surgiu "Un Ballo in Maschera". Embora o público tenha recebido ambos, entusiasmados, era visível a diferença de suas vozes. Foi então que em 1974, realizaram sua última turnê juntos. Sozinho, encerrou sua carreira interpretando um imperador na Ópera de Giacomo Puccini, Turandot em 1992. Vale lembrar que Giuseppe também fez parceria com Renata Tebaldi e Leontyne Price, cantoras renomadas da época.

Em 2004, Giuseppe foi espancado na sua própria casa por assaltantes e posteriormente sofreu um acidente de carro, juntamente com sua esposa Monika Curt. No final de 2007, foi internado e permaneceu em coma até voltar para sua casa, onde veio a falecer no dia 3 de março de 2008, aos 86 anos de idade. Aos interessados, deixo aqui algumas músicas:
Core 'ngrato,
La fleur que tu m'avais jetee e
A te o cara - Puritani.
0 Yorumlar